O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, divulgou o edital do concurso público para 34 vagas de diplomata. O cargo exige nível superior de escolaridade em qualquer área. O salário é de R$ 19.199,96.
Veja o edital
São 25 vagas para ampla concorrência, 7 para candidatos negros e 2 para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, entre as 8h de 25 de fevereiro e as 22h de 20 de março. O valor da taxa é de R$ 224.
O concurso será realizado em três fases:
A primeira fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 17 de abril, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9h30, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15h, com duração de 3 horas.
A prova escrita de língua portuguesa será na data provável de 30 de abril e terá duração de 5 horas, com início às 14h. A prova escrita de língua inglesa será aplicada na data provável de 1º de maio e terá duração de 5 horas, com início às 14h. As provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas datas prováveis de:
A segunda e terceira fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior. O resultado final no concurso será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br na data provável de 24 de junho.
Último concurso
O Instituto Rio Branco realiza quase todos os anos concurso para diplomata. Em 2020, foram abertas 25 vagas. O concurso também foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Fundado em 1946, o Instituto Rio Branco é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo. O concurso é bastante disputado devido ao alto salário pago, pelo status do cargo e pelo fato de o aprovado ter a possibilidade de morar em vários países, além de aceitar candidatos com nível superior em qualquer área.
Foto: divulgação