O turismo da Bahia foi destaque em 2021, com crescimento de 47,3% em relação a 2020. Essa variação foi a maior entre os 12 estados analisados pelo Índice de Atividades do Turismo, o IATUR, do IBGE. Embora o setor tenha recuperado bastante a perda de 2020, da queda de 37,1%, o patamar do ano passado ainda está 7,4% abaixo do nível pré-pandemia (2019), segundo análise da Fecomércio-BA.
De acordo com Guilherme Dietze, consultor econômico da Federação, somente em dezembro, a alta foi de 33,1% na comparação anual, ficando na parte de cima entre as variações mais elevadas. Segundo o site de pesquisa de passagem ViajaNet, Salvador ficou entre as três cidades mais procuradas para o final do ano, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Desta forma, fica visível o interesse do brasileiro pelas praias e a Bahia tem um grande potencial a ser explorado para incrementar ainda mais o setor e contribuir para a geração de riqueza e emprego na cadeia econômica. Tanto que, segundo dados do CAGED, houve criação de 11,1 mil vagas formais na Bahia no segmento de alojamento e alimentação, porém, insuficientes também para recompor a perda de 2020, de 15,6 mil.
Será um ano difícil, mas o turismo da Bahia tem potencial de ter mais um crescimento relevante em 2022, tendo mais uma vez o destaque nacional, aponta a Fecomércio-BA.
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