domingo, 07 de julho de 2024
Euro 5.9422 Dólar 5.5334

SEM SUBSÍDIO FEDERAL, REAJUSTE NO TRANSPORTE DE SALVADOR PODE PASSAR DE 15%

Redação - 16/02/2022 17:36

O prefeito Bruno Reis integra uma comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que está no Distrito Federal para acompanhar a votação do Projeto no Senado, que propõe viabilizar a municípios de todo o país subsídio a partir da criação de um programa de custeio da gratuidade do transporte coletivo para idosos.

Segundo o chefe do executivo soteropolitano, o transporte público é o maior problema que os prefeitos enfrentam no país, depois da pandemia. “A tarifa não remunera mais a operação do sistema. Tivemos uma queda significa de passageiros transportados e aumento elevadíssimo dos insumos”, explicou ele, relatando que apenas o óleo diesel, no último ano, teve alta de mais de 73% no valor.

Bruno Reis voltou a reforçar a necessidade do subsídio federal para custeio do transporte público coletivo. “Estamos subordinados a contratos de concessões e, se aplicarmos o reajuste na regra que está estabelecida, o reajuste na tarifa passa da casa de 15%. A população não tem condições de pagar um reajuste nesse percentual”, esclareceu.

Caso a PL 4.392 seja aprovada em Brasília, Salvador poderá receber cerca de R$64 milhões, o que representa em torno de 8% de faturamento do sistema de transporte público.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.