O Elevador do Taboão, que liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, em Salvador, foi fechado na manhã desta quarta-feira (16), após um furto de cabos ocorrido na noite anterior. As informações são da prefeitura municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade, técnicos estão no local para fazer os reparos necessários, mas não há previsão do retorno das atividades. Até as 11h, as equipes ainda trabalhavam para religar o equipamento.
Até que a situação seja normalizada, a orientação é que usuários utilizem o Plano Inclinado do Pilar, que fica no Santo Antônio Além do Carmo.
Inaugurado em 19 de janeiro de 1896 pela companhia Linha Circular de Carris da Bahia, o Elevador do Taboão, assim como o Lacerda, foi símbolo da modernização e marco da arquitetura em ferro na Bahia no final do século XIX
O equipamento voltou a operar em setembro do ano passado, após mais de seis décadas de desativação. O ascensor funciona de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita e capacidade para transportar até 14 pessoas por vez.
Foto: Bruno Concha/Prefeitura de Salvador