Se na sua promessa de Ano Novo você incluiu o item começar a investir, pode dar o pontapé inicial com um dos ativos mais tradicionais do mercado: o Certificado de Depósito Bancário, ou simplesmente CDB. Investimento de baixo risco, sem taxas e que pode ser utilizado para o início de um planejamento financeiro, o CDB é um ótimo produto para a reserva de emergência. “Também é utilizado para equilibrar o risco da carteira de investimentos, por ser de baixo risco”, afirma Arley Matos da Silva Junior, Advisory de Investimentos do Santander.
Para ele, um dos pontos mais importantes no planejamento financeiro é a recorrência no investimento. “É preciso se planejar e tentar ter disciplina para investir o dinheiro de forma regular”, diz. Por exemplo, se você investir R$ 1 mil por mês, durante dois anos, considerando a expectativa atual de que a Selic irá alcançar o patamar de 12,25% em 2022 e 9% em 2023, ao final deste período conseguirá juntar cerca de R$ 26,4 mil. Esse montante já desconta o Imposto de Renda (IR) devido. A projeção considera aplicações efetuadas no primeiro dia útil de janeiro.
Veja a simulação feita pela equipe de Advisory do Santander, considerando três cenários de investimentos mensais: “Esses valores consideram a aplicação em CDB que paga 100% do CDI e as projeções para a taxa básica de juros do nosso Departamento Econômico”, explica o especialista. Nas estimativas do Santander, a taxa Selic vai terminar 2022 em 12,25% ao ano. Em 2023, a expectativa é que seja reduzida a 9% anuais.
Foto: divulgação