sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

BAIRROS DE SALVADOR FICAM 37 DIAS SEM ÁGUA

Redação - 15/02/2022 07:00

Imagine não ter água para tomar banho, usar o banheiro, cozinhar, lavar os pratos e até mesmo para beber. Ter que fazer as necessidades em um saco plástico, para não deixar o sanitário fedendo. Essa é a situação que se arrasta há oito dias no bairro da Cidade Nova, em Salvador. Moradores buscam água de bica, compram galões e dependem da boa vontade de vizinhos. Quando a chuva veio, no fim de semana, a comunidade chega comemorou – foi o banho e faxina da semana.

Outros bairros da capital baiana passam pela mesma situação e até pior. Santo Antônio, Caixa D’Água, Mussurunga, Mirantes de Periperi, Rio Sena, São Rafael e outras 24 localidades estão sem água ou com abastecimento irregular, de acordo com um levantamento do CORREIO pelo Instagram. No Alto do Cabrito, são mais de 20 dias sem, segundo um líder comunitário.

Em Águas Claras, foram 37 dias sem o recurso, entre 4 de janeiro e 8 de fevereiro. Ela chegou a voltar, mas durou pouco – está em falta há dois dias. A perspectiva é regularizar na próxima quarta-feira (16), de acordo com a moradora e técnica de enfermagem Jaqueline Oliveira, 24. “Moro de aluguel nessa localização há dois anos e quatro meses e sempre interrompe o abastecimento na sexta e retorna na segunda”, relata Jaqueline.

Ela já tem mais de 20 protocolos abertos na Embasa. “A resposta sempre é: iremos enviar a equipe para analisar a falta de água. Quando os técnicos aparecem, informam que passarão o caso para a Central. Outras vezes informam que é baixa pressão, rompimento de adutora, que teve que fechar o abastecimento para manutenção. Hoje, é porque sem energia. Um caos, absurdo”, desabafa.

No lar da dona de casa Vera Lúcia Freitas, 65, moradora da rua 2 de Fevereiro, na Cidade Nova, sempre, no verão, a falta de água é mais frequente. “Tem seis dias que a água não sobe. Essa noite, ela fez o favor de subir só metade. Só que as casas que têm laje estão com o tanque seco. O pessoal está tendo que carregar água na cabeça, indo lavar roupa na casa dos outros”, conta Vera.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.