Ainda juntando os cacos da derrota para o Atlético de Alagoinhas, pela Copa do Nordeste, o Bahia precisa de uma resposta rápida e nesta quarta-feira (9) vai ter a chance de dar a volta por cima. Enfrenta o Barcelona de Ilhéus a partir das 19h15, na Fonte Nova, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. O duelo, que voltará a ter a presença de público no estádio – limitado em 1,5 mil torcedores -, vai ser o primeiro entre os dois times na história. Estreante no Baianão, o Barcelona foi fundado em 2019 e, no ano passado, conquistou o título da Série B do estadual, garantindo o acesso à elite do futebol baiano.
A Onça Pintada vem fazendo bonito. Apesar do clube reconhecer que o objetivo principal é a manutenção na primeira divisão, o desempenho até aqui permite ao time de Ilhéus sonhar com a classificação à semifinal. Em quatro jogos, o Barça baiano soma sete pontos e ocupa a terceira colocação. Foram duas vitórias nos dois últimos jogos. Enquanto isso, o Bahia inicia a rodada na quinta colocação, com seis pontos, fora da zona de classificação. O Esquadrão precisa ganhar para não se complicar na competição, mas o técnico Guto Ferreira já indicou que vai seguir com o rodízio de atletas.
Apesar do treinador não ter divulgado a escalação, o Bahia tem os retornos do lateral direito Jonathan e do meia Lucas Mugni. Eles ficaram fora do confronto com o Atlético de Alagoinhas, mas treinaram normalmente no CT Evaristo de Macedo e estão à disposição. Por outro lado, Guto não deve contar com o zagueiro Luiz Otávio e o volante Patrick. A dupla estava isolada após testar positivo para a covid-19 e só voltou aos treinos ontem. Se Luiz Otávio ficar fora, Ignácio e Gustavo Henrique são teoricamente titulares, mas quem pode acabar ganhando os primeiros minutos é o garoto Henrique, de 20 anos. Último contratado, ele disputou a Copinha pela Ponte Preta e ainda não estreou como profissional.
Foto: divulgação