domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA NA BAHIA FOI DE 70% EM JANEIRO

Redação - 07/02/2022 06:00 - Atualizado 07/02/2022

A alta de casos de covid durante o mês de janeiro não impediu os turistas de curtirem as férias e a temporada de verão em Salvador. Isto porque, de acordo com números registrados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis  (ABIH-BA), 2022 começou registrando uma taxa média de ocupação de 69,31%, bem acima da observada no mesmo período do ano passado (54,25%), o que tornou janeiro o melhor mês para a hotelaria na capital, desde quando a  pandemia começou.

Segundo o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, o avanço da vacinação e a demanda reprimida das férias escolares foram os principais fatores que contribuíram para que o setor alcançasse esse resultado. O aumento da procura foi também impulsionado pela maior disponibilidade de voos domésticos, que trouxeram de volta os turistas dos principais mercados emissores do país, sobretudo,  São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

“Mesmo a ocupação seja inferior à de janeiro de 2020 (73,5%) – período anterior à pandemia – o avanço da vacinação e os cuidados redobrados dos hotéis trazem otimismo. No entanto, é necessário estar atento para as incertezas e novidades impostas pela pandemia, que nos obriga a adaptações constantes para atender às demandas sanitárias”, destaca.

Na última semana, a Bahia registrou recorde de casos ativos quando chegou a mais de 36 mil registros no estado, ou seja, o maior número do início da pandemia até agora. Luciano Lopes não nega que o cancelamento de voos e as notícias sobre a alta dos casos de infecção pela variante ômicron a partir da segunda quinzena de janeiro afetaram diretamente o desempenho dos hotéis com o cancelamento de reservas.

Porém, ainda assim, janeiro foi um mês mais positivo do que se esperava: “Enquanto em outros anos a ocupação se mostrava relativamente estável ao longo do mês, em janeiro de 2022 a taxa de ocupação da primeira quinzena foi de 75,83%, enquanto na segunda quinzena a ocupação caiu para 63,19%”, complementa Lopes.

Entre os que mantiveram os planos de vir à Salvador está a empresária carioca, Simone Araújo, 45 anos, que está na cidade para trabalhar e aproveitar o fim de semana. “Acredito que já vim aqui mais de oito vezes. Além do trabalho, precisava rever alguns amigos”, conta.  Entretanto, ela tem evitado bares cheios, aglomerações na piscina e locais de passeio. “Estou vacinada e mantendo todos os cuidados possíveis”.

Já o empresário e turista do Porto Alegre (RS), Tiago Medeiros, 41 anos, veio com a família. Apesar de já conhecer a Bahia, ele trouxe, pela primeira vez, os filhos de 11 e 13 anos. “A gente não desistiu de viajar até porque está todo mundo vacinado e já pegamos covid, então, estamos bem tranquilos com relação a isso. Não queríamos mexer na programação porque já tínhamos essa viagem agendada há um bom tempo e não queríamos perder”. Eles estão hospedados em um resort na Praia do Forte e aproveitaram o domingo (06) para visitar o Pelourinho. “Nada faria com que mudássemos de ideia. Em momento nenhum pensamos em alterar o roteiro”, garante. (Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.