sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1424

PNUD CONTRIBUI PARA GERAÇÃO DE RENDA DE COOPERATIVAS BAIANAS

Redação - 02/02/2022 15:34

Fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuir para a geração de ocupação e renda são o objetivo de projeto firmado entre PNUD e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA).

Com prazo de 24 meses e R$2,6 milhões em investimentos, o projeto produzirá diagnósticos sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e elaborará de forma participativa estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas integrantes da iniciativa, que receberão oficinas de capacitação e assessoria técnica.

O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos serão seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.

Assim como os demais estados brasileiros, a Bahia foi fortemente afetada pela pandemia de COVID-19. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve queda de 8,7% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020, a maior queda da série histórica, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Na Bahia, mesmo diante do cenário econômico adverso, 17 cooperativas de agricultura familiar geraram em 2020 faturamento de R$ 44,7 milhões, garantindo renda direta a cerca de 5 mil famílias agricultoras, com a comercialização de produtos derivados do cacau, mandioca, umbu, caju, licuri, abacaxi, banana, café, milho, leite, além de pescados, caprinos e ovinos.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.