domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

ENTENDA COMO SERÁ A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

Redação - 02/02/2022 08:37 - Atualizado 02/02/2022

A vacinação de crianças de 05 a 11 anos já teve início no Brasil, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no dia 16 de dezembro de 2021. Com o avanço de nova variante, a Ômicron, e um surto de diferentes tipos de gripe, a preocupação com a volta às aulas também aumentou, os pais e educadores estão em constante debate sobre o assunto. Como será o retorno as escolas? Devem ou não devem ser cobrados os passaportes de vacina para crianças acessarem as salas de aula? São dúvidas e opiniões que se dividem até nas gestões municipais e estaduais. “O que dizer como educadora, com a paixão por educar e pelo enorme respeito às crianças e jovens? As crianças já foram muito prejudicadas nessa pandemia. Toda criança tem direito a vacinação, mas, também tem direito a educação. Não dá para cecear o direito a educação de uma criança, por razões de seus pais terem decidido “não a vacina”. Acho importante respeitar, mas impedir o acesso à escola, não considero correto”, se posiciona Viviane Brito, educadora e CEO do Villa Global Education.

A ANVISA defende que vacinação desse grupo pode ajudar no retorno as aulas e na continuidade dos estudos, que foram impactados pelo fechamento de escolas e a adoção do ensino remoto. Mas, até o início do ano letivo, nem todas as crianças estarão vacinadas. “Para este momento de volta às aulas, o que precisamos manter, e que já estamos fazendo muito bem, é reforçar os protocolos de higienização, educar e orientar de todas as formas, toda a comunidade, para o “Novo Normal”. Não parar as escolas, para não causar mais prejuízo para nossas crianças. O Villa acompanha a vacinação das crianças conforme calendário e plano oficial de vacinação. A vacina da Covid-19 ainda não está no calendário oficial, então como podemos exigir? No entanto, exigimos a vacinação dos nossos profissionais, que estão todos vacinados.”, explica Viviane.

Em dezembro de 2021, mais de 30 países já tinham dado início à vacinação em crianças e alguns deles, como China, Chile e Estados Unidos, começaram antes. Nos Estados Unidos, mais de 8 milhões de doses já foram aplicadas em crianças de 05 a 11 anos, a qual, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) do país, houve 4 mil eventos adversos, sendo 97% leves. Segundo Camila Trigueiro, assessora jurídica do colégio Villa Global Education “não existe legislação vigente que possibilite a exigência da comprovação de vacina para frequentar o ambiente escolar, sobretudo no âmbito nacional”. Ao citar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Trigueiro informa que “são obrigatórias as vacinas que integram o calendário vacinal regular e que já estão no Programa Nacional de Imunizações” que não inclui a vacina do Covid-19.

O Villa Global Education, que iniciou o ano letivo de 2022 no dia 31 de janeiro, e conta com todos os protocolos de segurança já implementados, disponibiliza um site para os pais e orienta sobre os assuntos importantes relacionados a segurança de alunos e colaboradores: https://www.villasafe.com/. Além disso, o Villa continua oferecendo outras soluções, como a transmissão das aulas on-line, com toda excelência e acompanhamento necessário. “Nós vamos manter o ensino remoto em ambos os campi, Paralela e Litoral Norte. As nossas estruturas estão prontas e não vamos

retroceder a esse processo. Ainda que a pandemia seja definitivamente extinta, nós continuaremos a oferecer o ensino híbrido para atender aos estudantes que necessitarem, por questões de saúde, por exemplo, permanecerem em casa por um período”, conta Viviane Brito. A educadora ainda enfatiza que o Villa vai acolher e atender as famílias que optarem pelo ensino remoto, ainda que seja apenas uma. Ela lembra que este tipo de ensino está oficialmente autorizado por conta da pandemia. “Enquanto essa autorização estiver em vigor, entendo ser importante respeitar a decisão das famílias que preferem aguardar mais um pouco para o retorno presencial, seja por conta da vacina ou do cenário atual da pandemia. O Villa vem realizando a sua transformação digital, de forma segura, buscando soluções que promovam efetiva melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem. Portanto, todos os alunos são e serão fortemente beneficiados pela tecnologia, estejam eles frequentando o ensino presencial ou remoto”, assegura Viviane.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.