O mercado de TI está em crescimento e, segundo os especialistas, a tendência é que essa realidade aumente ainda mais nos próximos anos. Para identificar onde esses profissionais se concentram no Brasil, a Rocketseat, edtech que visa formar desenvolvedores a partir de plataforma e metodologias próprias, realizou um estudo com mais de 1.200 devs e análise de mais de 500 mil leads cadastrados na base.
O levantamento recente mostrou que mais de 50% dos desenvolvedores ouvidos são residentes da região sudeste. Em segundo lugar temos a região nordeste, com 20% dos participantes, e a região sul aparece em terceiro, totalizando 18,5%. O estudo engloba todos os estados do Brasil, sendo as regiões Centro-Oeste e Norte as menos representadas nesta pesquisa, com apenas 6,4% e 4,7% respectivamente.
A maior parte dos entrevistados encontra-se em São Paulo, o que representa 42,9% de todas as respostas. Os três estados da região sul somam 18,5%, sendo seguidos proximamente por Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntos têm um índice de 16%. Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará juntos somam 8,9%.
De 26 estados brasileiros mais o DF, 15 não possuem dados suficientes para serem incluídos separadamente na pesquisa e representam um total de 6,9% da população, igualando-se ao estado do Amazonas.
“Consideramos importante a participação de todos os brasileiros na área de tecnologia. A Brasscom fez uma pesquisa que mostra São Paulo como o detentor de mais de 40% das vagas. Precisamos dar o exemplo e contratar pessoas de todos os lugares. Temos um gap muito grande na área e que precisa ser preenchido”, afirma Rodrigo Terron, COO da Rocketseat.
Foto: assessoria/CNI