sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

PREVIDÊNCIA ESTADUAL AMPLIA PRAZO PARA PROVA DE VIDA DE BENEFICIÁRIOS CONVOCADOS EM JANEIRO

Redação - 31/01/2022 19:22

O governo baiano acaba de prorrogar para 10 de fevereiro a data limite para que os aposentados e pensionistas convocados para a prova de vida em janeiro possam executar o procedimento sem sofrer impacto no recebimento dos seus proventos. A expectativa da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) é de que a ampliação do período evite o bloqueio do pagamento dos 4.093 beneficiários que não atenderam a chamada da unidade dentro do prazo previsto.

Para a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário, Sílvia Machado, o ritmo de realização da prova de vida está de acordo com o esperado, tendo em vista a interrupção de quase dois anos na rotina de execução do procedimento ocasionada pela pandemia do coronavírus. “Estamos concluindo o primeiro mês, com mais de 65% dos beneficiários recadastrados dentro do prazo regular”, ressalta a coordenadora.

Em paralelo ao grupo de janeiro, já podem agendar a prova de vida também os cerca de 10 mil convocados pela Suprev para o mês de fevereiro. O cronograma definido pelo órgão segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios. “A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes”, explica Sílvia.

Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, o procedimento está sendo feito por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Em qualquer opção, é preciso realizar agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (071) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). Mais informações podem ser conferidas no Portal do Servidor.

 

Foto: Divulgação/Saeb

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.