Entre as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, a digitalização da forma como se compram e se vendem imóveis foi uma que veio para ficar. Através de uma videoconferência conduzida por um tabelião, compradores e vendedores do estado transacionam propriedades de forma segura, ágil e com a mesma segurança jurídica habituada do documento físico.
Como resultado, na Bahia, as escrituras de compra, venda, doação e permuta de bens imóveis, foram responsáveis pelo crescimento de 37% nos atos negociais envolvendo propriedades no estado, pela plataforma e-Notariado. Os dados foram divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil na Bahia (CNB-BA).
Em nota enviada ao Bahia Econômica, presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini, explica que o serviço ficou mais acessível ao cidadão. “Com os atos eletrônicos, o serviço ficou mais acessível para o cidadão. Aquela pessoa que precisa resolver algo com urgência, mas não pode ser sair de casa, tem essa opção de fazer no modo online. Com a pandemia, percebemos esse crescimento, com uma rápida adaptação das pessoas à prática de atos notariais em meio eletrônico”, destaca.
Para fazer o processo por meio digital, a pessoa precisa seguir alguns passos. Após entrar em contato com o Cartório de Notas de sua escolha, é agendada uma videoconferência com o tabelião para realizar a escritura, que é assinada digitalmente com certificado digital Notarizado, emitido gratuitamente pelo Cartório, ou por ICP-Brasil, assinatura digital de padrão nacional.
Foto: Divulgação