A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) introduziu aproximadamente 60 mil alevinos — peixes logo após o nascimento — de espécies nativas em trechos do rio São Francisco na comunidade da Barrinha, em Bom Jesus da Lapa. O peixamento teve como objetivo repovoar o rio com as espécies pacamã e curimatã e é uma ação de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
A ação ocorre em comemoração da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no mês de janeiro. Eventos semelhantes ocorreram nas celebrações de 2020 e 2021.
“Em mais um ano, a Codevasf, o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo Federal participaram ativamente da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa (BA). Fizemos um peixamento com 60 mil alevinos, sendo 50 mil curimatãs e 10 mil pacamãs com o objetivo de repovoar o Rio São Francisco com espécies nativas da região”, informou o superintendente regional da Codevasf, Harley Xavier.
A celebração contou com representantes da Codevasf, Igreja Católica e da população local. Os alevinos foram produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique, que é vinculado à 2ª Superintendência Regional da Companhia.
Foto: Divulgação/Codevasf