sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

COFIC DIZ QUE REVOGAÇÃO DO REIQ IMPACTA NA INDÚSTRIA QUÍMICA BAIANA

admin - 26/01/2022 16:31 - Atualizado 26/01/2022

Por Thiago Conceição

A revogação do chamado Regime Especial da Indústria Química (REIQ), feita recentemente pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, traz impactos para o setor industrial químico baiano. O REIQ garante maior competitividade ao segmento químico, por meio da isenção de 3,65% do PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração.

Em entrevista ao Bahia Econômica, o superintendente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Pereira, destacou que a medida coloca em desvantagem a indústria química do estado, em especial no que está relacionado com a competividade com o mercado internacional.

“Você tem no mercado internacional uma competição acirrada em todos os segmentos. E no químico e petroquímico, que é a área que entras nas nações de forma muito forte, a questão tributária está entre os fatores que determinam a competitividade de um produto. E temos, em média, uma carga tributária de 46%  no setor, enquanto nos outros países a taxa é de 25%”, explica Pereira.

O superintendente destaca ainda que o maior avanço do setor industrial químico e petroquímico baiano ainda passa pelo investimento em infraestrutura logística, principalmente na questão portuária, em especial no Porto de Aratu, ferroviária e de cabotagem.

 

Foto: Divulgação/Polo de Camaçari

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.