sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PETRÓLEO ATINGE MAIOR VALOR EM OITO ANOS, COM TENSÕES ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

Redação - 26/01/2022 14:41

O petróleo é negociado em alta nesta quarta-feira, com os preços dos barris atingindo os maiores valores desde 2014. O acirramento da tensão geopolítica entre a Rússia e a Ucrânia aumenta as preocupações em relação à oferta da commodity, em um cenário de demanda aquecida. Por volta de 14h20, no horário de Brasília, o preço do contrato para março do petróleo tipo Brent subia 2,38%, negociado a US$ 90,30.

— O mercado está basicamente em suboferta persistente desde meados de 2020, graças aos cortes da OPEP + e uma recuperação contínua da demanda por petróleo. Reconhecemos plenamente que o mundo não está ficando sem recursos petrolíferos, mas podemos entrar em um aperto no mercado de petróleo desencadeado por muito pouco investimento e demanda por petróleo se recuperando rapidamente — disse Helge Andre Martinsen, analista sênior de petróleo da DNB ASA.

O receio é que um conflito entre os países possa afetar a distribuição de gás e petróleo da Rússia, um dos importantes players nesse mercado, para o restante da Europa. Na segunda-feira, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos, anunciou que alguns de seus países-membros estão colocando suas forças de prontidão e reforçando as nações aliadas do Leste europeu, próximo às fronteiras russas, com o envio de mais navios e caças-bombardeiros.

O presidente americano, Joe Biden, disse que poderia impor sanções contra o presidente russo Vladimir Putin, caso o país invadisse a Ucrânia. Ainda no mercado de petróleo, foram divulgados os estoques americanos nesta quarta-feira. Contrariando as expectativas do mercado,os estoques subiram em 2,377 milhões de barris, na semana encerrada na última sexta-feira, alcançando o patamar de 416,19 milhões de unidades. Os números foram divulgados pelo Departamento de Energia dos EUA. Uma série de bancos de Wall Street, incluindo o Goldman Sachs, previu que o petróleo chegará a US$ 100 o barril este ano.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.