quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

FAMÍLIAS DORMEM NA FILA PARA MATRICULAS NA REDE ESTADUAL DE SALVADOR

Redação - 26/01/2022 08:23

Pela segunda noite consecutiva, pais e responsáveis de adolescentes em idade escolar dormiram na fila de várias escolas, na madrugada desta quarta-feira (26), para matricular os estudantes em colégios da rede estadual, em Salvador. As aulas serão retomadas dia 7 de fevereiro.

O Colégio Estadual Governador Roberto Santos, na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, foi um dos que voltou a registrar as longas filas. Mães e pais se revezaram entre conversar para passar o tempo e dormir na grama e no chão. Uma delas foi a dona de casa identificada pelo prenome Vivian.

“A gente não dormiu. Passamos a noite conversando, entre amigos, esperando o dia amanhecer, para conquistar essa vaga para nossos filhos. Tenho duas filhas, as duas estão saindo do municipal e entrando para o estadual”.

A matrícula é informatizada, feita por meio do site da Secretaria de Educação. No entanto, muitos pais preferiram procurar as próprias escolas por medo de perder a vaga. Com isso, os atendimentos presenciais começam às 8h, mas os responsáveis recebem a ficha de entrada a partir das 7h10.

“Esse negócio de online nunca dá certo. O certo é a gente vir presencial mesmo. Então, o presencial é mais garantido, mais favorável para nós. Eu moro aqui do lado, por isso vim de noite. E também pela demanda da procura, por ele ser referência também. Eu preferi passar a noite para garantir a vaga da minha filha”, opinou Vivian.

Nesta terça, a matrícula é exclusiva para estudantes que concluíram o 5º ou 9º ano do ensino fundamental, que vão trocar de colégio porque a unidade em que estudaram em 2021 não oferecem o próximo ano, ou seja, 6º ano e 1º ano do ensino médio. [Veja calendário completo e documentos necessários abaixo.]

 

Documentos necessários:

Via original do Histórico Escolar;

Via original e cópia legível do RG ou Certidão de Registro Civil;

Via original e cópia legível do CPF;

Via original e cópia legível do respectivo comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura), com data recente;

Via original e cópia da respectiva Carteira de Vacinação devidamente atualizada;

Cópia legível do RG da mãe do estudante e/ou do responsável legal;

Cópia legível do CPF da mãe do estudante e/ou do responsável legal.

 

Calendário de matrícula

26/01 e 27/01 – Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental

Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola estadual com posto de matrícula. Para os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino no ano letivo de 2021, cujas escolas não oferecem o ano/série subsequente.

28/01 – Ensino Fundamental

Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola Estadual com posto de matrícula. Para ingresso do candidato em escolar estadual em qualquer ano/série para os ensinos fundamental e médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

31/01 e 01/02 – Ensino Médio

Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola Estadual com posto de matrícula. Para ingresso do candidato em escolar estadual em qualquer ano/série para os ensinos fundamentais e médios, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

 

Foto: Reprodução / Rede Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.