sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SITE DO BANCO CENTRAL VOLTA A FICAR FORA DO AR, COM EXPLOSÃO DE BUSCAS POR DINHEIRO ‘ESQUECIDO’ NOS BANCOS

Redação - 25/01/2022 13:00

A demanda acima da esperada pelo Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), que permite a consulta de valores esquecidos em contas bancárias, derrubou o site do Banco Central (BC) na manhã desta terça-feira. Em nota, a instituição disse que está trabalhando para aumentar a capacidade de atendimento da ferramenta. “O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento”, diz a nota.

O site já havia saído do ar na noite de segunda-feira, horas após o BC anunciar oficialmente que a ferramenta já estava funcionando. O sistema possibilita a consulta de possíveis valores ‘esquecidos’ em contas bancárias encerradas, parcelas de empréstimos ou recursos não procurados de grupos de consórcio, por exemplo.

Segundo o BC, um levantamento de junho de 2021 apontou que os clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões a receber dos bancos. Nesta primeira etapa da ferramenta, será possível resgatar em torno de R$ 3,9 bilhões. São recursos de contas-corrente e poupança encerradas, cotas de capital e rateio de sobra de cooperativas de crédito, recursos de consórcios e tarifas, parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito, como empréstimos e financiamentos cobradas indevidamente.

Nesse último caso, somente os recursos de instituições que assinaram um termo de compromisso com o Banco Central estarão disponíveis.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.