O dólar opera em queda nesta terça-feira (25), em mais um dia instável nas praças internacionais em meio a tensões geopolíticas e no primeiro dos dois dias de reunião de política monetária nos EUA. Às 13h13, a moeda norte-americana operava em queda de 0,26%), vendida a R$ 5,4876. Veja mais cotações. Na segunda-feira, o dólar fechou em alta de 0,87%, a R$ 5,5017.
Cenário
O dia é mais uma vez negativo em meio à escalada de tensão da Rússia com a Ucrânia. Os países ocidentais temem que a Rússia invada novamente o país vizinho. O governo russo posicionou mais de 100 mil soldados na fronteira e tem feito exercícios militares com Belarus, outro país que fazia parte da União Soviética, mas nega que vá promover uma invasão. Soma-se a essa conjuntura as tensões sobre a taxa de juros dos Estados Unidos: tem nesta terça-feira início a reunião de dois dias do Banco Central dos EUA, que pode dar início à alta da taxa e a uma retirada mais forte das medidas de estímulo à economia.
O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, passou a subir nesta terça-feira (25), à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), na quarta-feira.
Bovespa: Às 13h14, o Ibovespa subia 0,18% a 108.132 pontos. Na segunda-feira, a bolsa fechou em queda de 0,92%, a 107.937 pontos. Com o resultado, ainda tem alta de 2,97% no ano.
Cenário
A reunião de autoridades do banco central norte-americano começa nesta terça-feira e o resultado será divulgado no próximo dia. Tensões geopolíticas envolvendo Ucrânia, Rússia e países incluindo os Estados Unidos também seguiam no radar do mercado. A terça-feira de feriado pelo aniversário da cidade de São Paulo conta com operações nos mercados financeiros brasileiros a partir deste ano, mas os negócios podem registrar menor volume.
Foto: divulgação