quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5222 Dólar 5.1535

DIRETOR RESPONSÁVEL PELO ENEM PEDE DEMISSÃO DO INEP

Redação - 25/01/2022 08:35

Responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Anderson Soares Furtado Oliveira entregou o cargo. Ele estava há oito meses à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o jornal O Globo, Oliveira afirmou, em seu pedido de demissão, que o motivo de sua saída é “exclusivamente de ordem pessoal”, mas ressalta que seu compromisso no cargo foi assegurar “robustez técnica aos trabalhos”. O diretor se colocou em defesa da autonomia dos servidores na crise interna conflagrada no ano passado após relatos de interferência em questões do Enem.

“Declaro que meu compromisso à frente dessa diretoria foi de assegurar a robustez técnica dos trabalhos, bem como me dedicar para garantir o direito a educação de qualidade, equitava e inclusiva, consequentemente, produzir o impacto social. Além de trabalhar para o fortalecimento instucional que só pôde ser garantido por meio da qualidade técnica dos servidores e colaboradores envolvidos”, diz Oliveira no documento.

O servidor de carreira ainda lista, em 18 tópicos, “entregas” feitas no ano passado e no início de 2021 pela equipe, entre elas a elaboração de um projeto de inteligência artificial aplicada à avaliação educacional, visando soluções em correção de redações e revisão de itens, entre outras questões. O rol com as tarefas executadas foi vista como um recado à cúpula do órgão, que teria insinuado ausência de ações concretas do departamento.

 

Fonte: Correio

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.