quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4126 Dólar 5.0178

CONFIANÇA DO EMPRESARIADO BAIANO RECUA EM DEZEMBRO

admin - 25/01/2022 17:41 - Atualizado 25/01/2022

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), marcou -157 pontos em dezembro. O nível de confiança, portanto, foi menor do que o observado no mês antecedente (-156 pontos) e do que o registrado no mesmo mês do ano passado (-143 pontos). Os dados foram divulgados pela SEI nesta terça-feira, 25.

Na escala de -1.000 a 1.000 pontos, o resultado representou uma piora de apenas 1 ponto quanto ao averiguado em novembro – representando praticamente estabilidade. Com a quarta queda mensal seguida, parte da recuperação da confiança empresarial observada ao longo dos cinco meses de abril a agosto foi anulada. Em relação ao registrado um ano antes, a pontuação mais recente significou uma queda de 14 pontos.

O indicador abaixo de zero revelado no mês, dessa maneira, significou a permanência do pessimismo no meio empresarial baiano pela 22ª vez consecutiva. A confiança do empresariado local, assim, permaneceu na zona de Pessimismo Moderado pela oitava vez seguida.

O recuo do nível de confiança de novembro a dezembro não aconteceu de forma generalizada, visto que não foi realidade para duas das quatro atividades: Agropecuária e Comércio, no caso. No comparativo com o mesmo mês do ano antecedente, a despeito do encolhimento do indicador geral, um dos setores apresentou expansão. Em um ano, a atividade de Serviços foi a única com alta da confiança.

Do conjunto avaliado, os itens juros, crédito e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês. Em contrapartida, as variáveis exportação, vendas e PIB nacional foram aquelas com as melhores expectativas do empresariado baiano.

 

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.