sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NEOENERGIA MONTA TURBINAS DE PARQUE EÓLICO NA BAHIA

Redação - 24/01/2022 17:37 - Atualizado 24/01/2022

A Neoenergia está avançando na instalação do Parque Eólico Oitis Neoenergia, localizado entre o Piauí e a Bahia. A companhia acaba de iniciar a montagem dos primeiros aerogeradores que vão produzir energia limpa nos 12 parques do empreendimento, que será o maior da empresa no país, com capacidade instalada de 566,5 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 2,7 milhões de habitantes.

Ao todo, serão 103 turbinas, do modelo GE 158, de potência unitária de 5,5 MW, um dos mais modernos e eficientes do mercado global.  Com 125 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares, os aerogeradores serão montados em duas etapas. “Estamos em ritmo acelerado de obras para iniciar a geração de energia limpa no Parque Eólico Oitis Neoenergia, um projeto estratégico para a expansão da carteira de renováveis da Neoenergia, que chegará a 1,6 GW no seu portfólio de ativos eólicos este ano”, diz William Rodney, gerente de Projetos Renováveis da Neoenergia, em nota.

As obras foram iniciadas em novembro de 2020, com antecipação de três meses em relação ao plano de negócios. Em dezembro de 2021, pouco mais de um ano depois, todas as 103 fundações dos aerogeradores foram concluídas. Estão avançando também a construção da subestação Oitis – que recebeu os seus três transformadores, com capacidade de 230 MVA em cada – e da linha de transmissão de 70 quilômetros de extensão, ambos com tensão de 500 kV. Os dois empreendimentos ligarão os parques à subestação Queimada Nova II (PI), ponto de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Além disso, faz parte das obras civis a abertura de 35 quilômetros de estrada para o acesso ao complexo eólico, que representam ainda um benefício permanente para a população local. A construção dos parques já gerou cerca de 1,5 mil postos de trabalho, sendo 40% de mão de obra local.  A iniciativa ainda está alinhada à estratégia de posicionamento da Neoenergia na liberalização do mercado de energia brasileiro. Da capacidade instalada total dos parques, 96% estará alocada para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.