quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

JUAZEIRO REALIZA ATENDIMENTOS PARA DIAGNÓSTICOS DA HANSENÍASE

admin - 24/01/2022 16:11

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizará nesta terça-feira (25), uma ação em alusão ao ‘Janeiro Roxo’, mês dedicado a conscientização e combate à hanseníase. A finalidade é chamar a atenção sobre a doença e esclarecer à população a respeito do diagnóstico precoce, sintomas, prevenção e tratamento.

“O objetivo principal é fazer a busca ativa desses pacientes de casos suspeitos para detecção de novos casos da hanseníase na população, principalmente de forma precoce, porque Juazeiro é uma região hiperendêmica. Então, essas ações são importantes para interromper a cadeia de transmissão e trazer ainda mais oportunidade para as pessoas realizarem esse diagnóstico”, disse Paula Teles, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, em nota.

A ação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e a equipe do Centro de Referência em Hanseníase estará iniciando os atendimentos na UBS Argemiro. Durante a ação haverá serviços como triagem e avaliação dos pacientes. Os atendimentos serão abertos para o público. No dia, é preciso levar RG, CPF ou cartão SUS.

A programação segue durante o mês de fevereiro e março em algumas UBSs. No dia 08/02, terá ação sobre ‘Janeiro Roxo’ na UBS Itaberaba. No dia 22/02 será na UBS Antônio Guilhermino. Dia 08/03, será na UBS Jardim Vitória e no dia 22/03 na UBS São Geraldo. Os atendimentos acontecerão das 08h30 às 11h30 e a população deve levar RG, CPF ou cartão SUS. Serão ofertados serviços de triagem e avaliação dos pacientes com o médico do Centro de Referência em Hanseníase e o médico das referidas UBSs.

 

 

Foto: Divulgação/SMS de Mesquita

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.