sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.3857 Dólar 5.8221

JAQUES WAGNER E ACM NETO VOLTAM AO EMBATE DIRETO

Redação - 22/01/2022 08:04 - Atualizado 22/01/2022

O senador Jaques Wagner (PT) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), trocaram farpas nesta semana após um período de relativa trégua no início do ano. Na visão do petista, o herdeiro carlista tinha a obrigação de visitar as cidades afetadas pelas chuvas na Bahia. Os dois, por enquanto, polarizam a disputa ao Governo da Bahia em 2022. “Eu fui porque é o meu papel como senador e o de Rui como governador, como qualquer homem público, ter responsabilidade e externar solidariedade. Se ele está querendo fugir do vexame que foi para ele, está pouco se lixando para o povo da Bahia enquanto o povo estava sofrendo, e estava passeando, aí é o juízo dele. Quem julga é o povo, não sou eu”, declarou Wagner nesta semana.

Ontem, Neto disse que Wagner “está muito incomodado” e, nas palavras dele, passou a “atacá-lo de forma desrespeitosa e preconceituosa” nos últimos dias porque “não consegue justificar os grandes dramas sociais da Bahia”. “Nosso estado é governado pelo PT há quase 16 anos. Pois bem, durante este tempo a Bahia se transformou no estado mais violento do país, tem a pior educação e um dos mais elevados índices de desemprego do Brasil e o serviço de saúde é totalmente ineficiente, com as pessoas esperando na regulação por meses ou até anos por um simples procedimento”, disse em entrevista à Rádio Povo FM de Feira de Santana.

O ex-prefeito de Salvador também disse que não é “coincidência a Bahia liderar todos os índices de violência do Brasil e, ao mesmo tempo, apresentar a pior avaliação educacional”. “As coisas estão integradas e o governo do PT nunca fez nada para resolver a situação”. Neto lembrou que, nos próximos anos, a Bahia terá à disposição cerca de R$ 9 bilhões para serem aplicados na educação. “Eu diria que não adianta só construir escola, até porque fazer escola é fácil. O mais difícil é mexer na qualidade do ensino”.

O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, também saiu em defesa de Neto e afirmou que “vexame” é a Bahia figurar no primeiro lugar do ranking de homicídios no país e no último em educação. “Vexame, senador, é a Bahia liderar o ranking de homicídios no país e ter o pior ensino médio do Brasil. Do jeito que Wagner fala, fica parecendo que ACM Neto já é governador. E se fosse governador, tenho convicção de que as ações do governo para socorrer aquelas pessoas que mais estão sofrendo seriam muito mais rápidas e efetivas”, afirmou.

“Neto, que hoje não tem mandato, ligou para os prefeitos, mobilizou sua base de deputados estaduais e federais, articulou ajuda aos municípios. Agora, nós não queremos tirar proveito político com a tragédia, como o PT gosta de fazer. Quem está no governo é o PT, que precisa se preocupar mais em resolver os problemas das pessoas, não em ficar transferindo responsabilidade. Enquanto Wagner e Rui ficam fazendo politicagem, ainda há milhares de desabrigados e diversos problemas de infraestrutura nas cidades afetadas”, acrescentou.(TB)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.