quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

LOJISTAS MOSTRAM PREOCUPAÇÃO COM REAJUSTE DE IPTU E TRSD

Redação - 20/01/2022 18:25 - Atualizado 21/01/2022

Por Thiago Conceição

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado (Sindilojas-BA) enviou nesta quinta-feira, 20, uma carta ao vereador Edvaldo Brito na qual descreve a preocupação do setor com o aumento da carga tributária em Salvador, em especial com a alta do IPTU e TRSD em 2022.

Em entrevista ao Bahia Econômica, o presidente do Sindilojas-BA, Paulo Motta, disse que a pandemia trouxe dificuldades operacionais para o comércio baiano, que foram atenuados pelo reajuste da questão tributária do município, em especial com relação ao TRSD, destinada a custear os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos domiciliares, prestados em regime público.

“Essas despesas de condomínio, a exemplo do próprio IPTU, fazem parte das despesas das empresas, pois nos contratos de locação elas precisam arcar com esses custos. Neste cenário, o aumento da carga tributária coloca em risco toda uma atividade econômica e a sua geração de empregos”, diz Motta.

Desde o último dia 6, os contribuintes de Salvador começaram a receber o carnê com as cobranças do IPTU e TRSD, que este ano tiveram reajuste de 10,74% e 50%, respectivamente. Cerca de 613 mil pessoas terão que pagar o imposto e outras 258 mil estão isentas.

Com a carta, o presidente afirma que espera ter a compreensão de Edvaldo Brito  e demais vereadores para a adoção de medidas que possam barrar os reajustes no IPTU e TRSD da capital. “A gente espera uma solução que possa restaurar a relação contribuinte com o município, de forma equilibrada”, acrescenta Motta.

“Diante do quadro constatado, o Sindilojas vem pleitear de Vossa Excelência,  como Eminente Tributarista e Vereador, que busque uma solução legislativa para que as alterações de zoneamento só possam ocorrer em um intervalo mínimo de 05 (cinco) exercícios e respeitando os princípios da anterioridade de exercício”, descreve a carta dos lojistas do estado.

Foto: Divulgação / Salvador Shopping

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.