quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

BAHIA PEGA UNIRB EM BUSCA DO PRIMEIRO TRIUNFO NO ESTADUAL

admin - 19/01/2022 13:15 - Atualizado 19/01/2022

Foi só a primeira rodada do Baianão, mas o Esquadrão de Aço já tem motivos para acender o sinal de alerta. Na estreia, o empate em 2 a 2 contra o Tremendão, fora de casa, não foi um resultado ruim, mas a atuação do time esteve aquém do esperado. Na noite desta quarta, o Tricolor enfrenta o Unirb. O jogo acontece às 19h15 e será a primeira partida do time na Arena Fonte nova no ano.

Na tarde de terça, a equipe terminou a preparação para a partida no CT Evaristo de Macedo. Quem comandou o treino foi o auxiliar português Bruno Lopes. Primeiro, a equipe fez um tático, depois trabalhos de bola parada. O time titular também treinou e fez exercícios de passe e saída de bola sob o comando do técnico Guto Ferreira.

Diferentemente de anos anteriores, o Bahia decidiu usar força máxima no Campeonato Baiano de 2022, com exceção das  primeiras rodadas, quando os jogadores da ‘equipe A’ estarão se preparando melhor fisicamente. O plano é de que a estreia dos 1 ideais, junto com o técnico Guto Ferreira, ocorra no dia 3 de fevereiro, no clássico contra o Vitória.

Por enquanto, quem estará na beira do gramado será Bruno Lopes, auxiliar técnico da equipe principal que só não participou da primeira rodada por estar com Covid-19. Os atletas da equipe de transição que iniciaram o torneio treinam desde dezembro para estar em boas condições físicas. A equipe deve ganhar reforços. Únicos do time principal a participarem da estreia, Patrick e Raí podem aparecer como titulares, o que é um alívio levando em consideração a participação essencial do atacante Raí no empate contra o Bahia de Feira.

Histórico desfavorável

Apesar de jogar com o time B, o Esquadrão não pode se dar ao luxo de perder pontos no início da competição. O resultado contra o Tremendão foi bom, mas as partidas seguintes serão contra o Unirb e o Doce Mel, os dois estreantes dos últimos anos que provavelmente brigarão na parte debaixo da tabela. Mesmo assim, não será fácil.

A última e única partida entre Bahia e Unirb aconteceu no Baianão 2021 e terminou com derrota do tricolor por 1 a 0, em Pituaçu.  O desafio do time de transição será conquistar pontos contra equipes que investem menos, para que a equipe principal dispute contra os mais fortes.

O torneio do ano passado ensinou algumas lições. Nos primeiros seis jogos, o Bahia só conquistou um triunfo, com duas derrotas e três empates. A classificação veio na bacia das almas, com três vitórias nas rodadas finais. A demora em acordar quase custou a vaga e esse é um erro que o Esquadrão não pretende cometer novamente.

Outro reforço que o Tricolor deve ganhar é a sua torcida, mas somente uma parte restrita nos primeiros jogos. Apenas os sócios da categoria ‘Acesso Garantido’ poderão ir à Arena Fonte Nova. O clube anunciou a medida na última segunda-feira, após o decreto do Governo da Bahia limitar o público nos estádios para três mil pessoas. Para confirmar a presença, o clube usará de três critérios: adimplência e situação vacinal (ao menos duas doses ou única); ineditismo, isto é, quem tiver ido ao jogo anterior vai para o ‘final da fila’, e antiguidade, ou seja, associações mais antigas levarão vantagem em relação às novas na hipótese de ‘empate’.

Quem apareceu no CT Evaristo de Macedo foi Rodallega. O atacante ganhou um tempo maior de férias e, quando iria voltar ao Brasil na semana passada, testou positivo para Covid-19 e teve que adiar a viagem. Depois de se recuperar, o colombiano se reapresentou na terça e passou por avaliações médicas e físicas, além de realizar um treino na academia.

Bahia x Unirb – 2ª rodada do Campeonato Baiano de 2022

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), às 19h15

Árbitro: Reinaldo Silva de Santana

Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e Jucimar dos Santos Dias

Bahia – Denis Júnior; Luiz Felipe, Guilherme Silva, Miquéias e Thiago Rosa; Lucas Araujo, Patrick de Lucca e Brenner; Raí Nascimento, Thayllon e Marcelo Ryan. Técnico: Bruno Lopes

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.