terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5853 Dólar 5.2506

LIVRO QUE AFIRMA PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS A PARTIR DA CIÊNCIA VENDE 100 MIL CÓPIAS NA FRANÇA

Redação - 18/01/2022 17:23 - Atualizado 18/01/2022

Um livro que tenta provar a existência de Deus a partir do estado atual da ciência e, em particular, da observação do Universo, tornou-se best-seller na França.

Trata-se do livro  “Dieu, la science, les preuves” (“Deus, a ciência, as provas”), escrito por Michel-Yves Bolloré,  engenheiro e irmão de um magnata industrial, e por Olivier Bonnassies, consultor e empresário com licença em Teologia,

Os cientistas, no entanto, ironizam o livro e estão céticos em relação ao volume de 600 páginas que supostamente provaria da existência de Deus. Três meses após seu lançamento, o livro já vendeu mais de 100.000 cópias. Michel-Yves Bolloré é católico praticante e irmão de Vincent Bolloré, um dos mais poderosos industriais franceses.

O trabalho visa explicar “de forma acessível” como as descobertas astronômicas do século 20 voltaram a evidenciar a existência de uma inteligência suprema, que tudo orquestrava.

Por quase quatro séculos, com o surgimento de Galileu, depois Newton e Darwin, “a ciência demonstrou que não era necessário um Criador para explicar o Universo. A ponto de o materialismo triunfar no início do século XX”, mas agora a sociedade vive um grande movimento “pendular”, com a descoberta do Big Bang, a expansão do Universo, sua morte térmica…

Teorias que, segundo Michel-Yves Bolloré, questionam a tese de um Universo imutável, uma vez que “tem um começo e um fim”. Os autores concluem, portanto, a existência de um “Criador Supremo” que deu o primeiro impulso.

“Afirmar que a existência de Deus pode ser comprovada cientificamente é ser um tanto ingênuo”, acrescenta o filósofo da ciência Etienne Klein, no semanário L’Express. Na opinião do teólogo e físico François Euvé, o livro funciona porque responde a “uma necessidade de pontos de referência, num período de incerteza sobre o futuro do mundo”.

A segunda parte do livro é dedicada às provas tradicionais das religiões monoteístas: a Bíblia, a noção do povo eleito dos judeus, milagres como o de Fátima.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.