sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

SETUR-BA RENOVA ACORDO PARA VISTORIA AMBIENTAL NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

admin - 17/01/2022 19:51

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) renovou o contrato de comodato com a organização socioambientalista Pró-Mar, especializada em conservação de ecossistemas marinhos há 22 anos, com sede no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O acordo, divulgado nesta segunda-feria,17, prevê a execução de ações de extração, controle e monitoramento do coral-sol, uma praga que ameaça a biodiversidade na Baía de Todos-os-Santos.

A contrapartida é a renovação do uso, pela Pró-Mar, de uma base de atendimento na marina de Itaparica, um dos 12 pontos da Baía de Todos-os-Santos onde a Setur-BA desenvolve obras de infraestrutura para o fomento do turismo náutico e cultural.

A parceria se estende a ações educativas envolvendo navegantes, comerciantes e moradores da região. “As atividades que desenvolvemos visam o envolvimento comunitário nas políticas de proteção ambiental e valorização dos recifes, buscando novas atitudes em relação à preservação da natureza”, explicou o presidente da Pró-Mar, José Roberto Pinto, em nota.

Originário do Oceano Pacífico, o coral-sol é uma espécie bioinvasora que ataca corais nativos, conchas e moluscos.  “É preciso haver um plano de manejo destes corais para que eles não se tornem endêmicos. Por isso, a importância desta parceria, que se alinha às preocupações do Governo do Estado com a questão ambiental”, declarou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

 

Foto Manu Dias/ GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.