sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CASA DA MÚSICA SEDIA CONGRESSO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA

Redação - 13/01/2022 16:38 - Atualizado 13/01/2022

Entre os dias 13 e 16 de janeiro, a Casa da Música recebe o Congresso Internacional de Capoeiragem, que irá reunir capoeiristas brasileiros e estrangeiros vindos de países como Espanha, Suíça, Bélgica e Austrália. Além de cursos de capacitação, rodas de capoeira e troca de experiências, o Congresso tem ampla programação com exposição, mostra de vídeos, batizados de capoeira, apresentações de dança e show folclórico. A atividade é realizada pela Associação Cultural Camugerê Capoeira, sob a direção do Mestre Tosta, e também faz parte das comemorações dos 20 anos da instituição.

Encerrando a programação, no último dia do Congresso, acontecerá uma oficina de cultura popular na praia de Itapuã, seguida de um show folclórico, além de apresentações de dança afro, samba de roda, maculelê e show de saltos.

O Congresso movimentará o bairro de Itapuã durante os quatro dias de evento, possibilitando também a interação de centenas de alunos das escolas públicas da região, que são atendidos pelo Projeto Social Ginga Menino, além de dezenas de alunos em academias e condomínios que fazem parte da Associação Cultural Camugerê.

Programação 

Em comemoração aos 20 anos da Associação Cultural Camugerê Capoeira, uma exposição reunirá memórias através de vídeos, fotos, cartazes e documentos que registram e contam a trajetória da entidade, que trabalha para difundir a capoeira, formar capoeiristas e prestar assistência a crianças e jovens.

Haverá também exibição de vídeos produzidos na Bahia e que contam a história de grandes mestres da capoeira no estado. Serão apresentados os curtas “Mestre Bigodinho”, e o curta premiado no Festival Etnográfico do Recife “A Capoeiragem de Um Mestre e Seu Bando Anunciador”. Ambos os filmes foram dirigidos por Gabriela Barreto, que cedeu os direitos de exibição das obras.

Os capoeiristas participantes poderão fazer cursos de capacitação com grandes Mestres renomados e, no final de cada dia, acontecerá uma roda de capoeira, momento de confraternização entre os capoeiristas e todos que apreciam esta arte, e também de intercâmbio entre os capoeiristas convidados de dentro e fora da Bahia. Batizados, troca de cordas e formaturas também serão realizadas durante o Congresso.

Preocupada também com questões sociais e ambientais do bairro de Itapuã, a Associação Cultural Camugerê Capoeira realizará campanhas durante o Congresso, como, por exemplo, de combate às drogas, combate ao mosquito da dengue, e sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, além da campanha de Doação de Sangue junto ao Hemocentro da Bahia.

Protocolos de segurança: Em atenção aos decretos vigentes, os Espaços Culturais da SecultBA passam a exigir comprovação vacinal (duas doses ou dose única) a artistas, equipe técnica e público, mediante apresentação do cartão de vacinação ou do Certificado COVID obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde. Além disso, o decreto determina ainda que os Espaços Culturais devem obedecer a limitação de 70% de sua capacidade, e que deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro entre os visitantes. Os demais cuidados como o uso de máscaras, medição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel também continuam sendo obrigatórios.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.