sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

PREFEITURA AMPLIA LEITOS DEPOIS DE EXPLOSÃO DE CASOS DE COVID

Redação - 11/01/2022 09:01

A explosão de casos de Covid e o surto da gripe que atinge Salvador e o estado da Bahia vêm acometendo um grande número de pessoas e pressionando o sistema de saúde da capital baiana. Como forma de atender essa demanda crescente, o prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) anunciou em coletiva ontem (10) a abertura de novos leitos de enfermaria e de UTI no Hospital Sagrada Família. Segundo o gestor, além da ampliação dos leitos de 80 para 110, a prefeitura vai abrir um chamamento para reabrir o gripário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirajá/Santo Inácio.

“Essa ampliação de leitos vai gerar uma folga nas unidades de saúde, pois estamos enfrentando uma pressão muita grande no nosso sistema de saúde devido à pandemia, o surto da influenza e também a demanda reprimida de pessoas que não tiveram condição de se tratar durante a pandemia e estão sofrendo com problemas de AVC, câncer etc. Há um crescimento expressivo no número de casos e essa ampliação é uma forma de preparar a cidade para o futuro”, disse o prefeito. Com a adição, Salvador terá 1.379 leitos ativos para tratar doenças.

Segundo o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, que também participou da coletiva, a pressão que vem ocorrendo no sistema de saúde municipal se deve também à crescente demanda de pacientes vindos do interior. Só no mês de dezembro, dos 100% de leitos da capital, 78% estavam ocupados com pacientes do interior.

“Nós estamos recebendo diariamente caravanas nas nossas UPAs de pessoas vindo do interior. Nós estamos tendo que colocar colchão no chão. Então é importante a gente alertar que Salvador sozinha não vai comportar toda essa pressão”, alertou o titular da pasta da saúde municipal.  Ontem, Salvador amanheceu com 68% dos leitos de enfermaria ocupados. Os pediátricos estavam com uma taxa de ocupação de 87%%.

 

Vacinação/crianças

 

Na coletiva ainda foi anunciado que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 terá início em Salvador assim que as primeiras doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde.  Segundo Bruno Reis, a vacinação deve atingir cerca de 150 mil crianças na cidade.

“As doses chegando, vamos vacinar as crianças de imediato. Estamos preparados para isso. Temos equipes e infraestrutura para atender essa demanda. A vacina tem cumprido seu papel e evitado o colapso do sistema de saúde. Nunca tive tantos amigos próximos com Covid como nesse momento. Mas graças às vacinas nenhum está demandado leitos de enfermaria ou de UTI”, contou o prefeito.

Mais de 65 pontos estarão espalhados pela cidade para receber as crianças aptas à vacinação. O horário de aplicação das doses será de 8h às 18h. Para receber o imunizante, a criança deve ter o nome no site da Secretaria da Saúde. Os pais devem apresentar uma declaração autorizando a vacinação de seus filhos.

 

Foto: Romildo de Jesus

Fonte: Tribuna da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.