O crescimento de casos de doença respiratória na Bahia atinge os tripulantes das companhias aéreas. Equipes da Gol, Azul e Latam se infectaram com o novo coronavírus e com o vírus influenza H3N2, o que fez com que, pelo menos, 26 voos fossem cancelados nesta segunda-feira (26) no estado. Desse total, 19 tinham destino e partida de Salvador e dois, para e de Porto Seguro, na região sul baiana. Das 26 viagens canceladas, 16 foram da Latam e afetam viagens desta segunda (10) até a sexta-feira (14). Os cancelamentos da empresa, no entanto, se estendem até o domingo (16). Já as outras 10 desmarcações foram da Azul, informou a Salvador Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Salvador. A Gol não precisou fazer cancelamentos, diz a empresa.
Enquanto isso, no embarque do aeroporto de Salvador, muitos passageiros faziam fila nos guichês para resolver a situação. Melissa Carvalho, 26, estava com tudo certo para viajar para Fortaleza – malas prontas e documento em mãos. Só que, quando ela chegou no balcão para fazer o check-in, descobriu que sua passagem estava cancelada, sem aviso. O voo inicial dela era de Aracaju, mas, pelo cancelamento, colocaram ela com escala em Salvador.
“Cancelaram o voo e remarcaram a passagem para daqui a três dias. Só que não tenho condições que seja daqui a três dias, porque é viagem a trabalho. Então me realocaram para outra companhia aérea e cheguei a Salvador. Mas, quando cheguei no check-in, não tinha passagem, não encontraram minha reserva e perdi o voo. Desde 8h da manhã estou de fila em fila, sem tomar água, sem comer, nem sentar”, narra Melissa, que é representante comercial. No momento da entrevista, já eram mais de 12h.
Segundo Melissa, ela precisaria estar em Fortaleza até o final desta segunda-feira (10). “Estão com meu documento há mais de 1h e não me dão resposta”, conta. Ela viajaria pela Azul, onde comprou a passagem. Depois de ameaçar processo e simular uma ligação com o advogado, a empresa realocou-a para um voo da Gol, para às 16h. Ela relata ainda nunca ter passado por situação parecida. “Viajo uma ou duas vezes por mês e nunca tive voo cancelado”, conclui.
A situação do construtor Gilberto Rodrigues, 45, foi parecida. Ele pegaria o voo de volta de Salvador para São Paulo. Por duas vezes, sua viagem foi adiada, em menos de 24 horas. “Chegamos, ontem, no aeroporto, e tivemos a surpresa de saber que o voo tinha sido cancelado. Então, marcaram para 10h da manhã de hoje. Só que, quando chegamos no aeroporto, de novo, tivemos a surpresa de que não estaríamos naquele voo. Ficamos desesperados”, desabafa Rodrigues, que viajaria com um amigo.
Eles passaram o final de ano em Porto Seguro, no Sul da Bahia, e Morro de São Paulo. O voo de volta seria às 18h, neste domingo (9) e eles só conseguiram embarcar às 14h50 desta segunda-feira. “Foram mandando os passageiros do voo cancelado aos poucos, em outros voos, da Azul. Pelo menos, deram alimentação, taxi e hospedagem, todo o suporte. Isso não posso reclamar, fui muito bem atendido”, adiciona.
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