quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

N° DE LEITOS DE UTI ADULTO OCUPADOS SOBE 59% EM UM MÊS

admin - 07/01/2022 08:15 - Atualizado 07/01/2022

Com um aumento de 59% no número de leitos de UTI adulto ocupados em um mês, a prefeitura de Salvador monitora a situação e “vai avaliar” a necessidade de eventuais novas medidas restritivas contra o avanço da covid-19 nos últimos dias. Do dia 6 de dezembro até esta quinta-feira, 6, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a quantidade de leitos de UTI adultos utilizados passou de 44 para 70, o que refletiu no aumento da taxa de ocupação, de 42% para 61%. A última vez em que a capital baiana teve 70 leitos de UTI covid em uso foi no dia 27 de setembro.

“Nunca tive tantos colaboradores, tantos amigos, tantas pessoas conhecidas com covid, porém, graças a Deus, nenhuma necessitando de hospitalização, muitas assintomáticas, muitas sem os sintomas graves de gripe. Mas vamos aguardar para tomar essa decisão”, declarou o prefeito Bruno Reis, em conversa com a imprensa, sobre a possibilidade de adotar novamente medidas restritivas.

Apesar da alta recente na ocupação, o prefeito destacou que o Município tem condições de ampliar o número de leitos caso seja necessário, já que boa parte da estrutura foi desmobilizada nos últimos meses devido à queda de casos. Na virada do ano, inclusive, a prefeitura instalou mas cinco leitos de UTI adulto, passando de 105 para 115. O número, entretanto, ainda é metade do que havia em meados de outubro (233 leitos). No pico da pandemia até aqui, entre o final de maio e o começo de junho do ano passado, a cidade chegou a ter 789 leitos desse tipo.

Já o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, destacou que, mesmo com uma “folga” na ocupação de leitos, o sistema de saúde pode ficar pressionado caso a alta continue. “Eu volto a dizer: seja de Covid, de gripe, de AVC, de infarto ou de câncer, o sistema de saúde é o mesmo. E a gente está tendo uma avalanche de pacientes crônicos agravados, que ficaram com medo de se tratar durante a pandemia nas UPAs, e a média de regulação nas UPAs aumentando. Nós temos uma avalanche de pacientes vasculares, especialmente AVC”, apontou o titular da SMS, em entrevista à TV Bahia.

No bairro do Bonfim, a prefeitura prorrogou por uma semana a realização gratuita de testes para covid-19, por causa do alto volume de diagnósticos positivos. “Para nossa surpresa, fugiu à média dos bairros que nós tivemos de operação”, disse Prates. Nesta quinta-feira, 6, foram 83 diagnósticos positivos para covid-19 dos 318 testes realizados no Bonfim, o que representa uma taxa de positividade de 26%. Durante os três dias de estratégia no bairro, foram realizados 717 testes rápidos, dos quais 162 tiveram resultado positivo (taxa de 22%).

Na próxima semana, a administração municipal também iniciará os exames em Brotas. A estimativa é de que as unidades de testagem passem de 37 para 52. Os pontos podem ser consultados no site da SMS. Ainda na conversa com jornalistas, o chefe do Palácio Thomé de Souza voltou a criticar as pessoas que não se vacinaram ou estão com doses em atraso. Segundo o gestor municipal, 220 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 400 mil não voltaram para tomar a dose de reforço.  “Se essas pessoas fizerem a parte delas, não vamos precisar adotar outras medidas de restrição e isolamento social”, afirmou.

O infectologista Fábio Amorim relata que, também com o surto de influenza, aumenta a dificuldade em distinguir as enfermidades. “Está um pesadelo, uma procura muito grande. Chama a atenção o número de pacientes que procuram os serviços com queixas respiratórias”, conta. O médico avalia que o movimento nas unidades de saúde ainda deve crescer nos próximos dias. “A gente ainda espera um incremento dos pacientes pós Réveillon. A maioria desses ainda é [reflexo das reuniões] do Natal”, pontua.

Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.