quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

ITABUNA: SAÚDE DESTACA A IMPORTÂNCIA DO GRIPÁRIO

Redação - 06/01/2022 07:15 - Atualizado 06/01/2022

A Secretaria Municipal de Saúde alertou os pais para que procurem o gripário pediátrico quando a criança apresentar sintomas mais persistentes da Influenza A (gripe). Entre eles, febre, falta de ar, fraqueza, desidratação e estiver sem se alimentar por muito tempo. A orientação é da secretária, Lívia Mendes Aguiar para melhorar o fluxo de atendimento.

O gripário entrou em funcionamento na terça-feira, dia 4, no anexo do Centro Médico Pediátrico na Avenida Nações Unidas, nas proximidades da Catedral de São José. O objetivo de sua criação foi desafogar o fluxo de atendimento pediátrico no Hospital Manoel Novaes.

No primeiro dia de funcionamento, o gripário atendeu 77 crianças. No entanto, a secretária disse que ainda nota uma procura por atendimento nos hospitais e na UPA – 24 Horas e mesmo nos gripários em situações de casos mais leves da Influenza, o que provoca a superlotação. “As pessoas estão indo às Unidades com sintomas leves, quando o ideal é manter repouso, beber bastante líquidos e usar antitérmicos”, orientou Lívia.

Itabuna vive um surto gripal desde 20 de dezembro, o que tem deixado hospitais sobrecarregados. Além disso, a situação se agravou depois do Natal com a enchente do Rio Cachoeira que devastou 40 por cento da cidade, que conta ainda com mais dois griparios para atendimento SUS. As Unidades ficam no Centro José Maria de Magalhães (antigo F-Sesp), e no Bairro Nova Ferradas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.