Trabalhadores de Ilhéus, com saldo disponível em conta, poderão fazer o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Conforme a Caixa Econômica Federal, os valores estão disponíveis para os cidadãos que residem nas cidades que decretaram situação de emergência e cada trabalhador pode sacar no máximo R$ 6.220,00. Por meio do decreto nº 115, de 10 de dezembro de 2021, o prefeito Mário Alexandre declarou estado de calamidade pública em razão dos estragos provocados pelas chuvas.
A Caixa informa que os trabalhadores podem solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo “FGTS”. Não é necessário ir até uma agência para realizar o cadastro no app. Para o acesso é importante ter em mãos os seguintes documentos:
– Documento de identificação pessoal;
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento, entre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade;
– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).
Veja como solicitar
– Abra o aplicativo FGTS;
– Clique na opção “Meus Saques”;
– Escolha “Outras Situações de Saques”;
– Selecione o motivo “Calamidade Pública”;
– Clique no município “Ilhéus” e vá em “Continuar”;
– Escolha a opção para recebimento do FGTS, em conta bancária ou saque na agência;
– Faça o upload dos documentos solicitados e, depois de conferir, confirme.
Após análise do pedido e, caso aprovado, o valor é liberado em até cinco dias úteis.
Foto: divulgação