quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5286 Dólar 5.1715

LAURO DE FREITAS INSTITUI DIA MUNICIPAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Redação - 04/01/2022 12:07

Lauro de Freitas sancionou a lei municipal de nº 1.981, aprovada pela Câmara de Vereadores, que institui o 14 de maio como Dia Municipal da Cultura Afro-Brasileira.lauro de freitasA data, criada em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 22 de dezembro, será incluída no calendário oficial de eventos culturais do município.

A importância do reconhecimento da data foi ressaltada pelo titular da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir), Clóvis Santos Silva. “O reconhecimento e a reafirmação da cultura afro-brasileira fortalece a luta do povo negro, que é diária, um povo que ainda se sente excluído, daí a importância de seguirmos lutando para garantir os espaços para a população negra”.

Ainda de acordo com o secretário, o dia 14 de maio agora vem para agregar as ações já realizadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas durante o Novembro Negro, que neste ano teve como tema “Territórios de identidade: resistência ancestral”, e contou com uma programação extensa, com atividades online e presenciais, voltadas ao enfrentamento do racismo.

A instituição do Dia Municipal da Cultura Afro-Brasileira também foi comemorada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, André Luís Silva Pereira. “Lauro mais uma vez sai na frente reconhecendo o 14 de maio como Dia Municipal da Cultura Afro-Brasileira, um dia após a abolição da escravatura, uma data histórica que representa o reconhecimento que precisamos fazer ainda mais pela nossa população negra, contribuindo para que esses valores sejam reconhecidos”.

Lauro de Freitas é uma referência nacional em relação às manifestações de matriz africana. No município estão registrados cerca de 400 terreiros de candomblé, é uma das maiores concentrações de praticantes da capoeira, e uma das cidades com maior número de habitantes afrodescendentes. De acordo com o IBGE, mais de 83% da população se autodeclaram pretos ou pardos.

 

Foto: Lucas Lins

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.