terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.19579 Dólar 5.7476

BOLSONARO SANCIONA VOLTA DA PROPAGANDA PARTIDÁRIA NA TV

Redação - 04/01/2022 13:32

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei que prevê a volta da propaganda partidária no rádio e na televisão. Bolsonaro, no entanto, vetou um trecho prevendo que emissoras teriam direito a compensação fiscal pela cessão do horário. O texto foi aprovado pelo Congresso em dezembro. A propaganda partidária existia até 2017, quando o Congresso extinguiu esse tipo de inserção, que é distinta do horário eleitoral.

De acordo com a lei, a propaganda partidária efetuada será realizada entre 19h30 e 22h30, em rádio e TV, tanto em âmbito nacional quanto estadual. As transmissões serão feitas em bloco, por meio de inserções de 30 segundos e ocorrerão no intervalo da programação normal das emissoras. Do tempo total disponível para o partido político, no mínimo 30% deverão ser destinados à promoção e à difusão da participação política das mulheres.

Para ter acesso ao tempo nas emissoras, os partidos deverão cumprir a cláusula de desempenho prevista na Constituição Federal. Assim, o espaço de cada agremiação irá variar de acordo com bancada na Câmara. A sigla que tiver conseguido eleger até nove deputados nas eleições anteriores poderá usar cinco minutos por semestre. Aqueles com dez a 20 deputados poderão usar dez minutos. E e as legendas com mais de 20 deputados terão tempo de 20 minutos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.