Os processos seletivos com quase 207 mil vagas para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição por pessoas inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico. São 206.891 vagas temporárias para recenseador (183.021 vagas), agente censitário supervisor (18.420 vagas) e agente censitário municipal (5.450 vagas) – leia mais detalhes sobre as seleções.
As taxas de inscrição têm o valor de R$ 57,50 para recenseador e de R$ 60,50 para agente censitário supervisor e municipal. Pode pedir a isenção do pagamento, o candidato economicamente hipossuficiente que estiver inscrito no Cadastro Único e for membro de família de baixa renda. Nesse caso, os pedidos devem ser feitos até o dia 21 de janeiro, prazo final das inscrições dos processos seletivos.
Após o envio dos dados, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será no dia 2 de fevereiro, cabendo recursos nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia 15 de fevereiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá pagar a taxa até o dia 16 de fevereiro.
Veja o cronograma para quem vai pedir isenção de taxa:
Como pedir a isenção da taxa
O candidato deverá informar, no ato da inscrição, os mesmos dados pessoais que foram originalmente informados ao órgão de assistência social do município responsável pelo cadastramento no CadÚnico, mesmo que atualmente os dados estejam divergentes ou tenham sido alterados nos últimos 45 dias, em virtude tempo para atualização do banco de dados nacional do CadÚnico.
Após o julgamento do pedido de isenção, o candidato poderá efetuar a atualização dos seus dados cadastrais junto à FGV através do sistema de inscrições online. A isenção poderá ser solicitada até 21 de janeiro por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21. O candidato deve informar o seu Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico, bem como se declarar membro de família de baixa renda.
A Fundação Getulio Vargas consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato – o simples preenchimento dos dados necessários e envio dos documentos para a solicitação da isenção de taxa de inscrição não garante o benefício ao interessado, que estará sujeito à análise por parte da FGV.
O candidato que prestar informação falsa para conseguir a isenção da taxa estará sujeito:
Foto: divulgação