quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

RUI PEDE CELERIDADE A PREFEITOS EM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DE CASAS

admin - 31/12/2021 16:50

O governador Rui Costa (PT) reforçou para prefeitos a necessidade de cadastrar todos os moradores, comerciantes e prestadores de serviços prejudicados pelas enchentes na Bahia. O pedido foi feito em uma reunião virtual nesta sexta-feira (31). O encontro online teve a participação de gestores do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Vale do Jiquiriçá (Convale), do Consórcio Intermunicipal do Rio de Contas (Cimurc) e do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra).

Ele também deu orientações a respeito de como os prefeitosa devem proceder para receber apoio da gestão estadual. O governador pediu celeridade no preenchimento dos cadastros para obtenção de recursos e convênios voltados ao início da recuperação das casas destruídas pelas enchentes.

‘Kit desastre’

A secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, falou sobre a importância de manter a atenção com a vacinação contra a Covid-19 e a gripe, além de orientar e auxiliar os prefeitos sobre os cuidados com as equipes de atenção básica à saúde e reforçar os cuidados continuados com o transporte de pacientes em diálise e gestantes.

Paim dascreveu ainda como funciona o ‘kit desastre” fornecido pelo Estado aos municípios. “O kit desastre atende cada pessoa em até 3 meses. Como nem todo o conteúdo será utilizado, esse tempo pode se estender. Quanto ao transporte de pessoas de mulheres com gravidez de risco e pacientes fazendo tratamento de diálise, nós contamos com helicópteros para a remoção e transporte dessas pessoas para uma assistência de qualidade”, disse a secretária.

O kit possui medicamentos e insumos considerados essenciais para evitar e tratar doenças em situações de catástrofe. “São diversos itens, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos”, acrescentou Paim.

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.