quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5222 Dólar 5.1535

CASAS COMEÇAM A SER RECONSTRUÍDAS NA PRÓXIMA SEMANA, DIZ RUI

Redação - 31/12/2021 13:00 - Atualizado 31/12/2021

A reconstrução das casas destruídas pelas chuvas que atingiram a Bahia começa no início de janeiro, segundo informou nesta quinta-feira, 30, o governador doestado, Rui Costa (PT). Ele visitou os municípios de Wenceslau Guimarães e Teolândia, no Baixo Sul, na parte da manhã, e Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje, no Vale do Jiquiriçá, no período da tarde. Aos moradores e comerciantes, Rui informou que na próxima semana, os municípios já contarão com uma agência avançada da Desenbahia, para obtenção de crédito para o comércio.

“Estou conversando com os comerciantes para oferecer um crédito de R$ 150 mil, com 12 meses de carência para começar a pagar e o pagamento será em 36 parcelas sem juros. Isso vai viabilizar que essas pessoas que perderam tudo recomecem a vida. São comerciantes de móveis, supermercados, lojas de calçados, oficinas, feirantes. Enfim, o desastre é gigantesco”, afirmou o governador. Sobre a reconstrução das casas, Rui destacou que é preciso retirar as famílias que vivem às margens do Rio Jiquiriçá e voltou a falar no mutirão.

“Estou provocando positivamente os prefeitos para saber quem vai conseguir começar mais rapidamente o cadastramento desses moradores. Assim que os documentos começarem a chegar, nós vamos fazer o convênio com o município e transferir o recurso para começar a reconstrução das casas. As pessoas vão viver em ruas pavimentadas, iluminadas, em condições dignas, sem ficar sobressaltadas em época de chuvas”. Serão necessários cerca de R$ 2 bilhões em investimentos para a reconstrução das estradas estaduais e federais, das casas, além do custo social. “A expectativa é que o Governo Federal faça a sua parte. Moram 15 milhões de brasileiros na Bahia”, disse o governador.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.