Os adultos de Salvador que procurarem os postos de saúde para se vacinarem contra a Influenza não terão sucesso. Isso porque nesta quarta-feira, 29, acabaram as doses disponíveis para o público. Apenas as crianças que necessitam da dose complementar têm acesso ao imunizante. Três ciclos de vacina para grupos prioritários foram realizados neste ano. Depois disso, a vacinação foi aberta para a população geral. Em dezembro, diante do surto da H3N2, a Prefeitura conseguiu 100 mil doses com o Ministério da Saúde e montou um grande mutirão de vacinação.
Em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, disse que a capital baiana pode ficar sem doses de vacina contra a gripe até março. Segundo o gestor, o governo federal informou que as doses do imunizante acabaram. “Eu não consigo entender qual foi o planejamento do governo federal […] A função dos municípios é aplicar as doses, a função do estado é redistribuir as doses recebidas do ministério e a função do ministério, no Plano Nacional de Imunização, é a entrega das doses. E a meta estabelecida pelo ministério, e é isso que eu não consigo entender, é de 90% da população”, criticou o titular da Saúde.
Ao Portal A TARDE, Prates informou que o índice hoje, na capital baiana, é de 62% e as doses restantes serão reservadas para o reforço das crianças. “A princípio, a gente só receberia novas doses da gripe em março”, afirma o secretário.
Foto: divulgação