A vacinação de crianças contra a Covid-19 a partir dos 5 anos pode começar em janeiro de 2022, segundo informou o Ministério da Saúde, em nota divulgada nesta segunda-feira, 27.
A recomendação do Ministério da Saúde é de inclusão das crianças de 5 a 11 anos no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou na última quinta-feira, 23, que o governo federal vai liberar a vacinação de crianças contra a Covid-19, mas que condicionará a imunização à apresentação de uma prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis legais.
A exigência é alvo de críticas por parte de autoridades locais. Na Bahia, a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, afirmou que não exigirá prescrição médica como elemento obrigatório para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
“A medida contraria a recomendação do Ministério da Saúde por ela ser descabida, tendo em vista que a segurança da vacina da Pfizer foi atestada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e que o imunizante já foi aplicado em mais de 7 milhões de crianças no mundo”, disse Paim, em nota divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Foto: iStock