quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4029 Dólar 5.0093

UPB INTERMEDEIA COM GOVERNO APOIO PARA AS CHUVAS

admin - 27/12/2021 07:40 - Atualizado 27/12/2021

Na força tarefa para apoiar as cidades baianas atingidas pelas chuvas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) intermedeia com o governo do estado e o governo federal a solicitação de intervenções para reparar os estragos deixados pelas enchentes. A entidade presta apoio jurídico aos municípios e também colocou seu corpo técnico à disposição para elaborar os projetos de engenharia e arquitetura, para que os municípios captarem recursos estaduais e federais no sentido de reconstruir as estruturas danificadas, a exemplo de pontes, estradas, casas e sistemas de drenagem.

O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, afirma que a situação é crítica em várias regiões do estado e que o socorro aos municípios vai exigir trabalho conjunto. “Ouvimos, hoje, muitos prefeitos do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, onde as chuvas vêm causando estragos desde o início do mês. Estamos em contato também com o governo do estado, os ministérios da Cidadania e do Desenvolvimento Regional, repassando as demandas e buscando apoio para reconstruir os municípios e acolher a população atingida”, explica o gestor.

Em cidades como Medeiros Neto e Itajuípe, por exemplo, mal foi possível retirar toda a lama deixada pela enchente e a situação já se repete, com ruas debaixo d’água e casas alagadas. “Temos casos de famílias que perderam tudo, povoados isolados, pontes e estradas levadas pelas chuvas. Vai ser necessária a soma de esforços para apoiar nossos municípios. Muitos são pequenos e pobres, não conseguirão se refazer sozinhos”, ressalta Zé Cocá. A UPB também está auxiliando os municípios a requerer junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil o reconhecimento de estado de emergência por desastre natural, assim as administrações locais poderão acessar recursos federais de forma facilitada para ações emergenciais de combate à crise.

Foto: Divulgação UPB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.