quinta, 03 de abril de 2025
Euro 6.34115 Dólar 5.7168

EMBRAPA VAI ESCOLHER EMPRESAS PARA O LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO

Redação - 23/12/2021 17:30

A Embrapa lançou a chamada pública para empresas parceiras do AgNest, ambiente que vai funcionar como um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções digitais e sustentáveis para a agricultura. O empreendimento vai oferecer infraestrutura para startups do agronegócio (agtechs e foodtechs) atuarem na criação, experimentação, validação e demonstração de novas soluções, possibilitando a conexão com instituições de ciência, tecnologia e inovação, corporações e investidores.

O chamamento público ficará aberto por 60 dias e é direcionado a empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e representantes da indústria agropecuária. As empresas selecionadas vão participar da estruturação e implementação do AgNest e integrarão o conselho gestor como parceiros fundadores. O edital ficará disponível no site do AgNest (clique aqui).

Para o presidente da Embrapa, o laboratório vivo será uma grande oportunidade para a geração de soluções para os problemas do agronegócio brasileiro, em sintonia com o setor produtivo. Segundo ele, tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, drones e sensores vem ocupando cada vez mais espaço no dia a dia do produtor rural. “Não tenho dúvida que estamos dando mais um passo acertado na direção de criar um ambiente onde o setor produtivo, a inovação terão um espaço, uma arena enorme para evoluir”, ressaltou Moretti,em nota.

A iniciativa, que tem como foco promover a inovação aberta e o empreendedorismo, é liderada pela Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Agricultura Digital, com o apoio da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. O projeto recebeu financiamento do MCTI, que aportou recursos para o aprimoramento da infraestrutura local para instalação de ferramentas de conectividade, sensores, máquinas e equipamentos. A ideia é oferecer um ambiente com condições de apoiar as startups, seja nas fases de ideação até a atuação comercial.

 

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.