Morro do Chapéu tem tantas atrações turísticas que não sabemos nem por onde começar esta reportagem. Com tradição histórica e cultural invejável, o município conta com duas filarmônicas: a Minerva, fundada em 1906, pelo Coronel Dias Coelho, e a Lira Morrense, de 1984. Toda sua extensão é rica em belezas naturais: são cachoeiras, grutas, sítios históricos e arqueológicos de tirar o fôlego, além de clima privilegiado com uma temperatura média anual de 20° C, chegando a 8 ° C graus em períodos de inverno, entre abril e agosto.
Mas todo este potencial turístico só tem sido valorizado agora. Morro do Chapéu tem voltado para o mapa do turismo da Bahia graças ao empenho da nova gestão municipal, que, de janeiro deste ano para cá, criou, por exemplo, o Conselho e Plano municipais de Turismo, além de ter realizado reabertura de trilhas, roteiro enogastronômico sensorial e cadastramento das redes de guias, hotelaria, táxis, bares e restaurantes.
“Nosso principal desafio enquanto gestão é que nós encontramos uma secretaria completamente vazia, sem nenhum projeto, pronto ou em andamento. Morro do Chapéu não havia cadastramento de guias e nem o quantitativo de leitos de hotelaria. Esse início de gestão foi de organização”, destacou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULTE), Maurício Sodré.
Com o mapeamento turístico pronto e documentação praticamente 100% finalizada para retorno ao Mapa do Turismo, a Prefeitura de Morro do Chapéu se prepara para sinalizar os pontos de visitação com novas placas com padrão internacional, além da criação do mapa com os principais roteiros do município e abertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com atendimento de domingo a domingo, na Passarela das Flores, no centro da cidade.
Ainda no primeiro trimestre de 2022, uma rota de aventura também será lançada, com atividades esportivas como rapel, ciclismo e voo livre.“O objetivo principal da Secretaria Municipal de Comunicação, que foi criada nesta nova gestão, é fomentar o turismo, para que o mundo conheça as belezas e os encantos de Morro do Chapéu”, declara Isabele Neri Navarro, secretária de Comunicação do município.Com toda esta atenção ao turismo, o que nos resta é arrumar as malas e desbravar Morro do Chapéu, lugar marcado também pelo povo hospitaleiro e pelas orquídeas, copos-de-leite e margaridas, que adornam residências e praças deste paraíso ainda pouco explorado na Chapada Diamantina.
Foto: divulgação