domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AL-BA APROVA REAJUSTE PARA SERVIDORES ESTADUAIS INCLUINDO GOVERNADOR

Redação - 22/12/2021 18:13 - Atualizado 22/12/2021

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta-feira, 22, um reajuste linear de 4% para todo o funcionalismo público estadual, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo; além de reestruturações (com incrementos) para servidores de áreas como Educação, Saúde e Segurança Pública. Em algumas situações, o aumento pode chegar a até 22%.

Em discurso no plenário, o deputado Hilton Coelho (PSOL) reclamou do percentual proposto de reajuste linear. “Quero fazer uma dura crítica aos 4%, que de forma nenhuma consegue fazer jus ao que foi perdido pelo funcionalismo público em sete, oito anos de congelamento. Só para se ter a correção inflacionária, deveríamos ter um reajuste de 52%, segundo dados do Dieese. Há um acumulado de arrocho salarial, em que a inflação engole o salário dos trabalhadores”, afirmou.

Deputados da oposição também criticaram a iniciativa do governo, apesar de anunciarem voto a favor dos projetos com o argumento de que não desejavam prejudicar as categorias. “Queremos dizer que o projeto não contempla as categorias, não repõe as perdas salariais. É um faz de conta, um cala a boca, para tentar ludibriar os mais incautos. Por isso a oposição vai votar a favor, mas com essas ressalvas”, disse Carlos Geilson (PSDB). “Até outubro desse ano, a poupança corrente do governo alcançou 8,2 bilhões, o maior índice. No ano passado, era de 4,5 bilhões. Dobrou do ano passado para cá. A pandemia salvou o governo do Estado”, afirmou Tiago Correia (PSDB).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.