sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

PRAIA DO PORTO DA BARRA PODE DESAPARECER COM AUMENTO DO NÍVEL DO MAR, DIZ CIENTISTA

admin - 17/12/2021 08:30

Muito se fala de aquecimento global, mudanças climáticas e crise do clima. Uma das consequências desse cenário instável é a elevação do nível dos oceanos. Mas, afinal, como Salvador é impactada por isso? Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) José Maria Landim, doutor em Geologia Marinha, a praia do Porto da Barra pode desaparecer nas próximas décadas. Inundações na Cidade Baixa e prejuízos econômicos para grupos que dependem da pesca também serão sentidos.

Esses foram alguns dos alertas feitos nesta quinta-feira (16) durante a Mesa Salvador das Águas: Fórum Clima Salvador, realizada na sala do coro do Teatro Castro Alves (TCA). O encontro, que marcou o início da segunda noite da Virada Sustentável Salvador 2021, teve ainda a participação dos ambientalistas Virgílio Machado e Letícia Moura, coordenadores do fórum fundado em maio de 2020 para discutir a crise climática com enfoque na capital baiana. Para Letícia, os efeitos da mudança do clima já são sentidos na cidade.

“Hoje já tem impactos em pescadores, marisqueiras e quilombolas que perdem seu território ou reduzem sua atividade econômica por causa das mudanças no meio ambiente”, alerta. Isso pode gerar não apenas prejuízos financeiros, como também na subjetividade e forma como as pessoas encaram a cidade. “Não são só perdas pontuais. Nós baianos somos debruçados na Baía de Todos-os-Santos. Temos uma relação forte e direita com o mar. Toda a nossa cultura é voltada para isso”, aponta.

Quem realizou a mediação do debate foi a jornalista da TV Bahia, cantora e compositora Luana Assiz, que lançou recentemente a música Espelho de Oxum “É uma reverência a uma iabá ligada as águas doces, que estão sendo tão ameaçadas e vulnerabilizadas pelo avanço do desenvolvimento capitalista não sustentável. Isso tem uma relação direta com o que estamos conversando aqui”, aponta.  O Comércio é umas das áreas de Salvador que recebe programação da Virada; há atividades também no TCA e Palacete das Artes

Apesar desses problemas, o cientista José Maria Landim acredita que Salvador é uma cidade resiliente. “A maior parte da cidade está acima do nível do mar e temos uma boa reserva de areia para se reinventar”, aponta. Isso não deve servir, no entanto, para que haja um descuido com o meio ambiente por parte do poder público. “As soluções desses problemas não passam pelo indivíduo sozinho. É preciso uma ação governamental e uma pressão dos atores envolvidos”, defende Landim.

Os participantes relembraram que em 2020 foi lançado, pela Prefeitura de Salvador, por meio da então Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, que visa preparar a cidade às mudanças causadas pelo aquecimento global. “O Fórum Clima Salvador nasce nesse contexto. Nós começamos a nos reunir para fiscalizar e cobrar que as ideias colocadas sejam implementadas”, diz Virgílio Machado.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.