sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

DRONES DO EXÉRCITO VÃO MAPEAR ESTRAGOS DA CHUVA NO INTERIOR

Redação - 15/12/2021 08:45 - Atualizado 15/12/2021

Drones do Exército serão usados para mapear e identificar as áreas pouco acessíveis atingidas pelo temporal que provocou mortes e causou estragos nas regiões Sul e Extremo-Sul da Bahia. Nesta terça-feira (14), 100 integrantes do 35° Batalhão do Exército de Feira de Santana se deslocaram para as cidades mais afetadas. Uma base será montada em Eunápolis e, de lá, os militares vão se dividir para atuar em outras localidades. Ao todo, 51 municípios decretaram estado de emergência por conta da chuva.

Além dos drones, a ajuda do Exército para as cidades destruídas pelas enchentes e deslizamentos prevê carros-pipa para levar água aos locais que enfrentam desabastecimento. Ontem, a primeira missão dos militares foi no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, levando mantimentos para a comunidade local. A cidade teve cerca de 90% do seu território devastado depois das fortes chuvas, de acordo com a assistente social Adriana Novaes, que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Durante o Papo Correria transmitido nesta terça, o governador Rui Costa anunciou que o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que garante a tarifa social na conta de água para moradores das cidades atingidas, foi aprovado por unanimidade. A medida visa facilitar a limpeza e reestruturação de casas e comércios atingidos. Também foram aprovados os recursos de R$ 20 milhões em financiamento aos comerciantes das cidades atingidas.

Em Itamaraju, onde foram registradas três mortes devido aos temporais, foi instalado o gabinete de crise do governo estadual, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ideia é que, com a estrutura mais próxima, o planejamento e a execução das ações emergenciais de recuperação das cidades destruídas pelo temporal sejam reforçados. Após uma reunião com lideranças locais e políticos, foram instituídas coordenações dedicadas à saúde, limpeza, logística e distribuição de alimentos. Secretários se reuniram com moradores de Itamaraju para criar estratégias de amparo às famílias

Equipes também foram organizadas para fazer o cadastramento das famílias que terão direito às doações. Ontem, os secretários da Casal Civil, Carlos Mello; da Saúde, Tereza Paim; de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, estiveram em Itamaraju. Para evitar surtos de doenças infectocontagiosas que costumam surgir após chuvas e alagamentos, como leptospirose e dengue, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai entregar 60 tipos de medicamentos e vacinas. Além de testes para covid-19 e máscaras para a população das regiões afetadas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.