sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

BRUNO DIZ QUE PREFEITOS BAIANOS TEM DE SE PREOCUPAR COM AS QUESTÕES CLIMÁTICAS

admin - 15/12/2021 11:12 - Atualizado 15/12/2021

Ao anunciar uma campanha de donativos voltados para os municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez um alerta sobre as mudanças climáticas que têm provocado desastres naturais em todo o mundo. “A prefeitura vem chamando a atenção há muito tempo, inclusive, esse ano mandei carta para todos os prefeitos pedindo que eles pudessem aderir ao Acordo de Paris, que Salvador foi a primeira cidade na América Latina a se comprometer”, disse o gestor municipal, na manhã desta quarta-feira (15), sobre o acordo climático dirigido a líderes locais e globais, com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, reduzir o aquecimento global.

“Estamos vendo cada vez mais fenômenos da natureza mais graves, isso é um fato. Tá aí o exemplo esse ano que choveu em nossa cidade”, pontuou Bruno, que criticou a falta de investimento em ações preventivas. “Se de um lado os prefeitos não têm a visão de que é melhor respeitar fenômenos naturais, enfrentar e implementar medidas de resiliência para mitigar efeitos das mudanças climáticas, se não investir nisso, vai ter que gastar com a recuperação”, avaliou.

“Isso está ocorrendo em todo mundo. Quanto dinheiro será investido para reconstruir essas cidades? Fui a Glasgow na COP26, infelizmente, Estados Unidos, China e Índia não se comprometeram e eles são responsáveis por mais de 21% dos gases que impactam no efeito estufa. Mas é a realidade, vocês vão ver quando o verão chegar, se não será muito mais intenso”, prevê o prefeito de Salvador, segundo o qual, com o avanço das mudanças climáticas, os gestores têm tido que lidar no dia a dia com problemas que seriam futuros, mas já estão ocorrendo atualmente.

Foto: Prefeitura de Salvador

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.