Em outubro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia recuaram 7,2% frente ao mês anterior (com ajuste sazonal), depois de terem registrado variação positiva de 0,8% na passagem de agosto para setembro. Nessa comparação, o resultado baiano ficou bem abaixo do registrado no país como um todo (1,0%) e foi o 2º pior entre os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente, acima apenas do recuo registrado no Distrito Federal (-10,1%). Os melhores resultados ficaram com Espírito Santo (3,5%), Ceará (2,2%) e Minas Gerais (1,8%).
Entretanto, em todos os confrontos com os mesmos períodos do ano passado, a Bahia teve os melhores resultados do país. Frente a outubro de 2020, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo cresceu 58,3% no estado (frente a 26,9% no Brasil como um todo). No acumulado de janeiro a outubro, o turismo baiano avançou 50,0% (frente a 20,7% no país). Em ambas as comparações, as 12 unidades da Federação pesquisadas mostram crescimentos, mas todos abaixo dos verificados na Bahia.
Nos 12 meses encerrados em outubro (frente aos 12 meses imediatamente anteriores), o volume de serviços ligados ao turismo no estado teve alta acumulada de 31,2% (frente a um indicador nacional de 7,6%). Foi também o melhor resultado dentre os 12 locais pesquisados, num confronto em que apenas São Paulo mostrou recuo (-3,5%).
Foto: divulgação