segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

REABERTURA DO MEMORIAL DAS BAIANAS É ADIADA PARA FEVEREIRO DE 2022

Redação - 14/12/2021 09:36

Programada para este mês, a reabertura do Memorial das Baianas, localizado no Centro Histórico de Salvador, foi adiada para fevereiro de 2022.

Ao Bahia.ba, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) informou que o atraso se deu pela necessidade de “incluir serviços estruturais identificados assim que as obras foram iniciadas, causando assim, um processo de revisão do projeto original”.

A assinatura da ordem de serviço para a recuperação do museu foi realizada em agosto, pelo prefeito Bruno Reis, após um imbróglio burocrático para a liberação de verba federal de cerca de R$ 450, via emenda parlamentar do deputado Márcio Marinho.

 

RECUPERAÇÃO

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto de recuperação prevê intervenções na cobertura do imóvel, complementação em laje pré-moldada,melhorias no revestimento das paredes, no piso e nos forros, além de pintura, instalação de esquadrias de madeira, metálica e vidro.

Antes das intervenções, o Memorial das Baianas estava muito comprometido, com danos causados por constantes invasões e roubos, além da degradação com sucessivos alagamentos. Fechado desde março de 2020, com a pandemia, o processo de deterioração acelerou ainda mais.

 

MEMORIAL DAS BAIANAS

Inaugurado em 2009, o museu tem como objetivo preservar a tradição e a história das baianas do acarajé, ofício registrado em 2005 como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.